21/07/2012

dos professores, a Santana Castilho

.
transcrevo aqui alguns dos comentários à 'nota'/ crónica «Uma Classe Zombie e um Ministro Bárbaro» que o Professor Santana Castilho colocou na sua página do facebook:
.

João Daniel Pereira : Nós estamos a ouvi-lo, professor. O medo vai dar lugar à resistência, acredite. Também estou na situação de "horário-zero", com 19 anos de serviço (18 na mesma escola). Obrigado pelo texto (que resume tudo o que se está a passar) e por assumir, de forma tão corajosa, a defesa da Escola Pública.
.
João Freitas Tem toda a razão professor. Parece mentira como foi possível juntar centenas de milhares de professores em manifestações contra a Ministra Maria de Lurdes, quando agora estamos parados, quase inertes...
Era este o ministro esperado? Era!
Eram estas as decisões esperadas? NÃO!
Então? Então? O que é preciso é união para travar a destruição do ensino, mas andamos todos a olhar para o umbigo!!!

Luís Sérgio Rolão Mendes Obrigado professor, é preciso romper com o medo e o oportunismo que ainda impera. Já vai sendo tempo de acordar e correr com este ministro ao serviço da troika, disposto a tudo para destruir os professores e a escola pública.
.
Maria Isabel Carvalho Parabéns pela crónica, Professor. Tem toda a razão...mas acredito que se começa a acordar (até pode ser devagarinho, mas começa...). Mas na Educação os professores são apenas um dos grupo de atores em "palco" e esse factor "pesa" a favor de Nuno Crato. Mas com os frutos desta politica educativa tão desastrosa, não será por muito tempo. Continuação de boas crónicas, Professor. Obrigada.
.
Paula Charrano Brilhante como sempre!

Olivia Dias Excelente como sempre. Devíamos ter um Ministro da Educação com as suas qualidades... A classe admira-o mais do que imagina. O Professor está sempre a ser citado nas salas de professores. Estamos atentos ao que escreve..

Mário Jorge Mais uma vez, obrigado Sr. Professor pela denúncia de um problema que foi criado pelo MEC e que se nada for feito pelos docentes quer estejam em DACL ou não, o ensino público corre sérios riscos de se degradar ainda mais. Estou convencido que todos os professores atentos aos problemas da educação não deixarão de refletir naquilo que o Sr. Professor diz. EXCELENTE SERVIÇO CÍVICO.

Isabel Campeão : Tem toda a razão, Professor. Estou aposentada, mas tenho a legitimidade de muitas lutas pela Escola Pública para sublinhar e comentar: "Os professores têm a legitimidade profissional de defender os interesses da classe." E foram capazes de descer a Lisboa mais de 100 mil. "E têm a responsabilidade cívica de defender a Escola Pública". Mas, infelizmente, sobre essa responsabilidade é necessário e bem importante que sejam chamados a acordar. Agora, é o risco de despedimento, ou de instabilidade para quem atingira uma situação julgada estável, e isso lamento e estou solidária pois é dramático para cada um em termos pessoais e familiares. Mas as razões que foram permitindo chegar a isso são gravíssimas para o futuro da nossa Escola Pública e da Educação, por isso gravíssimas para o país em que vão viver os nossos filhos e/ou netos. Tenho-me lembrado muito daquele poema atribuído a Brecht... 'Não era nada comigo...... Agora levam-me a mim, mas já é tarde'. Bem haja pelo que escreveu, pois o Professor é muitíssimo lido pelos docentes.

Duro Paul Muitos parabéns caro Santana. Um cidadão por excelência! Continue!

Luís Pedro Ribeiro Concordo e subscrevo. Obrigado, professor!
.

Sem comentários: