vídeos

30 de Maio de 2015

O Estado da Educação em Portugal:

FACTOS e ALTERNATIVAS



https://youtu.be/m7GKj_kU3iA
fonte


11 de Outubro de 2014
no ISCTE

Conferência Nacional 
Serviço Público e Bem Comum 
o direito constitucional à Educação
 



29 de Março de 2014

Testemunho na Sessão Comemorativa dos 40 anos do 25 de Abril 




18 de Fevereiro de 2014
programa Discurso-Directo

  



7 de Junho, 2012
na TVI


sobre o Estatuto do Aluno de Crato:
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/estatuto-do-aluno-santana-castilho-opiniao-educacao-nuno-crato-tvi24/1353731-4071.html

Setembro de 2011
https://youtu.be/2gY0cvk-3iQ

Santana Castilho:
"Nuno Crato não sabe o que é uma escola"
Professor defende que o ministro da Educação começou "o reinado como um autêntico palhaço da avaliação do desempenho" dos professores e fala em impreparação.
Por:Janete Frazão / João Pereira Coutinho




5 de Julho de 2011: da falta de preparação e de rigor, quer do PM, quer do ME; das promessas vagas de Nuno Crato; do incumprimento de promessas; do programa do governo e de 'O Ensino Passado a Limpo'
.
.
.

*
3 de Julho, 2011 - Sic notícias, jornal das 19
onde Santana Castilho desmonta falácias relativamente à organização da rede escolar, faz revelação-bomba, arrasa na apreciação do carácter de Passos Coelho e dá evidência da impreparação de Nuno Crato e do seu desconhecimento das coisas da Educação

.
.

*
- lançamento de "O Ensino Passado a Limpo", de Santana Castilho
12 de Junho, 2011, hotel Tiara Park, Lisboa

excertos da intervenção do autor criticando o programa eleitoral do PSD para a Educação, tão contrário ao  presente no livro - prefaciado (e encomendado) por Passos Coelho:
.
.




*
pouco antes das legislativas de 2009, que viriam a dar 2ª vitória a José Sócrates ..

retirado daqui:
Santana Castilho, Mário Nogueira e João Dias da Silva no debate sobre política educativa promovido esta manhã pelo PSD

Teve início às 10:30 o debate promovido pelo Grupo Parlamentar do PSD no edifício novo da AR. Depois de uma comunicação oral a cargo de Santana Castilho, segue-se um debate com a participação de Mário Nogueira (Fenprof), João Dias da Silva (Fne) e João Grancho (ANP).

Está prevista a participação no debate de Octávio Gonçalves (PROmova), Ricardo Silva (Apede) e Ilídio Trindade (MUP). O debate termina às 13:00 com uma intervenção de José Aguiar Branco, líder parlamentar do PSD.

Santana Castilho distribuiu aos presentes um texto de 10 páginas com o título "Dessacralizando a Avaliação de Desempenho". Para ter acesso ao texto completo, clique aqui. É um texto que desmonta os putativos efeitos benéficos da avaliação de desempenho na qualidade das aprendizagens.

O autor faz a crítica dos modelos de avaliação de desempenho de tipo taylorista e contrapõe-lhes modelos não burocráticos e que evitem a armadilha da quantificação e das grelhas. E afirma que os modelos de avaliação das empresas que produzem bens tangíveis não se aplicam às organizações que prestam serviços e bens não tangíveis como é o caso da escola.

Castilho desmistifica a ideia de que, nas últimas décadas os professores não teriam sido avaliados e defende a ideia de que as instituições maduras se preocupam mais com a promoção dos valores que potenciam, a partir de dentro, a melhoria dos desempenhos do que na criação de instrumentos de medida que visam promover a melhoria de desempenho através de sistemas de prémios e penalizações.

Intervenção inicial de Santana Castilho no debate "um rumo para a educação"






nota: pouco tempo depois, e contrariamente ao que esta intervenção de Santana Castilho levaria a supor, (e, de resto, a própria circunstância de o terem convidado para este debate), o PSD viria a aliar-se ao PS, sancionando a manutenção das políticas educativas tão contestadas no anterior mandato de José Sócrates (nomeadamente o modelo de ADD), assim renegando as reiteradas promessas eleitorais de apoio à causa dos professores e da Escola Pública ..


*
sobre os (discutíveis) resultados da OCDE e o aproveitamento político que deles fizeram José Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues

.
.
ler aqui: Um outro olhar sobre os olhares da OCDE
in Público, 15/09/2010


*

Santana Castilho analisa a avaliação dos professores na sic noticias 1 Part 2 

.

.


 *
entrevista na SIC:
26/02/2009

Santana Castilho avalia as políticas para a Educação
nos primeiros 4 anos do governo de José Sócrates (1.º mandato)



*