30/10/2010

do porquê deste blogue

.

Fiz este blogue de homenagem ao Professor Santana Castilho, em primeiro lugar, pelo muito que o admiro e pelo reconhecimento que lhe devo - eu, e todos os professores deste país.


Fi-lo também porque me incomodam alguns comentários que vou encontrando pela blogosfera, nomeadamente por parte de professores, e que denotam, não só uma insana ingratidão, como uma imensa ignorância sobre o passado e o presente deste Homem e a sua cruzada pela causa da Educação em Portugal.


O que pretendo, para além da compilação dos artigos quinzenais de Santana Castilho no jornal Público, é dar a conhecer a dedicação de praticamente toda uma vida:
- em defesa dos valores (humanos e sociais), 
- de políticas educativas coerentes e eficazes, 
- da dignificação dos professores, 
- de uma Escola Pública pautada por critérios de exigência e qualidade.

.


Até agora, publiquei neste espaço aquilo que fui encontrando 'por aí'. Aos autores de cujas fotos e dedicatórias me apropriei, deixo os meus agradecimentos.
.
.

Este é, pois, um blogue sobre e para Santana Castilho, um Homem bom e solidário, que a todos nós tem vindo a servir com a acutilância da sua inteligência, a justeza e a clarividência das suas posições, a incansável tenacidade da sua luta, a ousada verticalidade do seu carácter.


Ana Lima, 
editora deste blogue 



3 comentários:


maria disse...
Agradeço à Ana Lima a edição deste blogue. Bem-haja.
AL disse...
olá Maria, obrigada! - eu é que fico contente por poder partilhá-lo!
Miguel Ângelo disse...
É justo este blog.

3 comentários:

Unknown disse...

As homenagens prestam-se em vida. Parabéns para si e ao Professor Santana Castilho

AL disse...

Obrigada, Ana, pela parte que me toca :) E concordo, as homenagens deviam prestar-se em vida!

De tempos a tempos chegam-me notícias de insinuações e comentários maliciosos, aí pela blogosfera,duvidando da edição deste blogue, dizendo que "ninguém dá a cara pelo que aqui se escreve", por ex..
Por isso me tornei mais 'visível' num espaço que deveria ter um único 'protagonista'..

Bjis para si, tudo de bom!
Ana Lima

AL disse...

Obrigada, Mali!