30/10/2010

do porquê deste blogue

.

Fiz este blogue de homenagem ao Professor Santana Castilho, em primeiro lugar, pelo muito que o admiro e pelo reconhecimento que lhe devo - eu, e todos os professores deste país.


Fi-lo também porque me incomodam alguns comentários que vou encontrando pela blogosfera, nomeadamente por parte de professores, e que denotam, não só uma insana ingratidão, como uma imensa ignorância sobre o passado e o presente deste Homem e a sua cruzada pela causa da Educação em Portugal.


O que pretendo, para além da compilação dos artigos quinzenais de Santana Castilho no jornal Público, é dar a conhecer a dedicação de praticamente toda uma vida:
- em defesa dos valores (humanos e sociais), 
- de políticas educativas coerentes e eficazes, 
- da dignificação dos professores, 
- de uma Escola Pública pautada por critérios de exigência e qualidade.

.


Até agora, publiquei neste espaço aquilo que fui encontrando 'por aí'. Aos autores de cujas fotos e dedicatórias me apropriei, deixo os meus agradecimentos.
.
.

Este é, pois, um blogue sobre e para Santana Castilho, um Homem bom e solidário, que a todos nós tem vindo a servir com a acutilância da sua inteligência, a justeza e a clarividência das suas posições, a incansável tenacidade da sua luta, a ousada verticalidade do seu carácter.


Ana Lima, 
editora deste blogue 



3 comentários:


maria disse...
Agradeço à Ana Lima a edição deste blogue. Bem-haja.
AL disse...
olá Maria, obrigada! - eu é que fico contente por poder partilhá-lo!
Miguel Ângelo disse...
É justo este blog.

2 comentários:

Ana Carvalho disse...

As homenagens prestam-se em vida. Parabéns para si e ao Professor Santana Castilho

AL disse...

Obrigada, Ana, pela parte que me toca :) E concordo, as homenagens deviam prestar-se em vida!

De tempos a tempos chegam-me notícias de insinuações e comentários maliciosos, aí pela blogosfera,duvidando da edição deste blogue, dizendo que "ninguém dá a cara pelo que aqui se escreve", por ex..
Por isso me tornei mais 'visível' num espaço que deveria ter um único 'protagonista'..

Bjis para si, tudo de bom!
Ana Lima