O Ensino Passado a Limpo

.
O Ensino Passado a Limpo
Um sistema de ensino para Portugal e para os portugueses
de Santana Castilho
 





.
10-05-2011, Porto Editora - ler aqui :  
Uma visão para o Ensino em Portugal - Livro de Santana Castilho apresentado por Pedro Passos Coelho na próxima quinta-feira, 12 de maio.
.
O professor Santana Castilho critica, sem rodeios, o estado da Educação no seu novo livro. A obra é lançada amanhã e, entre muitos assuntos, aborda a perda de autoridade dos professores e revela que 27% dos pacientes dos psiquiatras são docentes.
.
Quanto à avaliação de professores, Santana Castilho defende que é "fundamental" acabar com a "nulidade" e o "desastre" do modelo socialista, que ocupa "40 por cento do tempo activo" dos docentes. - educare.pt - aqui
.
«(...) É, pois, legítimo supor que as medidas avançadas pelo professor Santana Castilho tenham, no mínimo, reflexos no programa eleitoral do PSD.» - Luís Costa, DaNação, em 4 de Maio de 2011 - ler mais aqui:

... não tiveram, como se veio a constatar ... 



   da Sic notícias, 12.05.2011 - aqui:

 ....  no lançamento de O Ensino Passado a Limpo:

Passos Coelho promete melhorar programa para educação criticado por Santana Castilho


Em seguida, Santana Castilho aproveitou "a frontalidade" de Passos Coelho e fez um discurso de contestação do programa eleitoral do PSD para a educação, que comparou ao "programa do PS de má memória".

Os dois falavam perante uma plateia de professores, num hotel de Lisboa, na apresentação do livro de Santana Castilho "O ensino passado a limpo", editado pela Porto Editora, com prefácio escrito por Passos Coelho.

Passos Coelho falou primeiro e, referindo-se a Santana Castilho, declarou: "Sei que ele não ficou nada satisfeito com grande parte do programa eleitoral que o PSD apresentou na área da educação. Iremos melhorá-lo".

O presidente do PSD defendeu que o setor da educação só pode ser reformado "de uma forma cooperante" com os professores.

Depois, discursou Santana Castilho, que mal falou do conteúdo do seu livro, preferindo falar do programa do PSD para a educação.

Santana Castilho começou por agradecer a Passos Coelho a defesa de que a educação só pode ser reformada com os professores e a promessa de "que o programa eleitoral do partido pelo qual é o primeiro responsável vai ser melhorado".

"Há muito que os professores não ouviam, provavelmente, coisas tão sensatas", observou.

Ouviram-se alguns risos na sala, seguidos de palmas, que se repetiram ao longo do seu discurso.

"Deixe-me dizer-lhe, nesta família de professores que, de facto, não fiquei satisfeito com o que li. E não reconheci coerência entre o que li e o que tem tido a gentileza de me dizer de há um ano para cá. Mas todos erramos e penso que estamos a tempo de corrigir e de emendar a mão", acrescentou.

Santana Castilho contestou, entre outros pontos, o facto de o PSD propor no seu programa que haja "duas carreiras dentro de uma mesma profissão".

Se o PSD quiser cortar despesa na educação "tendo do lado de lá os professores o desastre é iminente, a bancarrota vai vir e essa não há 'troika' que a salve", avisou, mais à frente.

Na sua intervenção, Passos Coelho contou que só conhece pessoalmente Santana Castilho há um ano, mas que há muito tempo lê os seus artigos de opinião, e disse ter por ele "grande estima e grande admiração".

Por sua vez, Santana Castilho, mencionou que os dois conversaram sobre política educativa no último ano e que a primeira coisa que ouviu do presidente do PSD, e que o cativou, foi que era preciso "confiar nos professores".

"Aquilo que está no programa não é confiança nos professores, é desconfiança nos professores, é a continuidade de um modelo que os professores rejeitaram que não serve o sistema", considerou.

Sem pudor pelo empenhamento da palavra dada perante centenas de testemunhas na sala do Tiara Parque em 12 de Maio de 2011, Pedro Passos Coelho faltou à promessa de melhorar o programa eleitoral do PSD para a educação, como viria, depois, a faltar à promessa de suspender o modelo vigente de avaliação dos professores. Indicadores de uma falta de carácter que se me afigura evidente mas que não explicam a súbita reviravolta de convicções que vem a culminar na escolha de Nuno Crato para ministro da pasta da Educação.
.. por isso me pergunto:

QUEM TEM MEDO DE SANTANA CASTILHO?


.
O Ensino Passado a Limpo : sinopse, prefácio, divulgação  - ler aqui
.

.
.
Educare.pt - 11 de Maio de 2011, entrevista a SC, aqui
.
“Impuseram, à bruta, um sistema de classificação inqualificável”
.

.

O regresso da disciplina às escolas e professores com autoridade e liberdade sobre como ensinar são algumas das propostas de Santana Castilho para um programa de governo do PSD, condensadas num livro prefaciado pelo líder social-democrata. - Ensino Magazine, Julho de 2011 - aqui
.
.
«As más políticas e a instabilidade têm provocado estragos grandes que não têm de ser irreversíveis se actuarmos depressa. Mas só a boa resposta política pode ser capaz de restaurar a nossa capacidade para mudar no sentido que é necessário e desejado pela maioria. Esta obra (O Ensino Passado a Limpo) ajuda-nos a concretizar essa mudança.» - PPC, prefácio ao livro de SC
.


Pedro Passos Coelho assume que as propostas do professor do ensino superior e articulista em "O Ensino Passado a Limpo" são "orientações e soluções susceptíveis de serem incorporadas num programa de acção governativa". - fonte

.
PPC referindo-se à reacção de Santana Castilho ao programa do seu partido para a Educação, tornado público dias antes: «Sei que ele não ficou nada satisfeito com o que leu. Iremos melhorá-lo!»
.

.
SC respondendo a PC: «Não fiquei satisfeito com o que li no programa eleitoral do PSD para a Educação. E não reconheci coerência entre o que li e o que tem tido a gentileza de me dizer de há um ano para cá.»
.

 .
Em 'O Ensino Passado a Limpo, como num sem número de artigos que escreveu para o jornal Público, SC defende a criação de um modelo de ADD com "a colaboração estreita dos professores", a "substituição da lógica da imposição pela lógica da aceitação", plurianual e diferenciado para "contextos científicos e pedagógicos diferentes".  - ler mais aqui
 .

 
 .

 .

8 de Maio de 2011 - entrevista ao Profblog de Ramiro Marques, aqui
 .
Pb- A assinatura do prefácio ao livro por Pedro Passos Coelho pode ser interpretada como um apoio do líder do PSD às propostas nele incluídas?
Santana Castilho - Pode. Mas é melhor ler o prefácio.
(...)
Pb - Confirma a sua participação na elaboração do programa eleitoral do PSD para a Educação?
Santana Castilho - Confirmo
 *

.
ProfBlog - Pode indicar quais são as cinco medidas prioritárias que propõe no livro?

excertos das respostas de SANTANA CASTILHO:
  1. Assumir a definitiva e total autonomia das escolas. O paradigma tradicional de gestão do sistema está esgotado. O poder tem que confiar nos professores e entregar-lhes a responsabilidade efectiva de gestão das suas escolas. Como corolário óbvio, serão extintas as direcções regionais de educação e proceder-se-á à adequação consequente da estrutura orgânica do Ministério da Educação. (...)
  2. .
  3. Reformar a legislação vigente depois de a reduzir ao essencial e republicá-la livre do carácter prolixo e indecifrável que a caracteriza. Em Portugal legisla-se muito e mal. Mas o expoente máximo do dilúvio legislativo reside nos normativos que regulam a administração da Educação. (...)
  4. .
  5. Conceber um modelo de avaliação do desempenho docente que obedeça aos seguintes princípios: o quadro legal que venha a ser definido tratará autonomamente a avaliação do desempenho e a classificação do desempenho; o modelo de avaliação e classificação do desempenho será desenvolvido com a colaboração estreita dos actores a quem se destina, substituindo a lógica da imposição pela lógica da aceitação; (...)
  6. .
  7. Alterar o modelo de gestão das escolas, compatibilizando-o com o novo paradigma de autonomia, devolvendo-lhe a democraticidade perdida, adequando a natureza dos órgãos às realidades sociais existentes e abandonando a lógica concentradora do poder num só órgão.
  8. .
  9. Auditar do ponto de vista financeiro, pedagógico e científico o programa Novas Oportunidades. Reapreciar e reformar os programas EFA E CEF.

 
.  * .  * .  *  .

sobre o programa eleitoral divulgado dias antes da apresentação de O Ensino Passado a Limpo, atabalhoado e em praticamente tudo contrário às propostas de Santana Castilho, ler:
assim não, Passos Coelho, assim não! - aqui

epílogo ..
um .. trabalha.
outro .. (des)aproveita
e  outro .. aproveita-se!


de que teve medo PPC?
or .. who framed the Rabbit?

.
  • suspensão deste modelo de ADD: os pontos nos (devidos) ii  - aqui
  • a estória de uma suspensão anunciada- aqui
.