Santana Castilho

- blogue de homenagem ao Professor Santana Castilho - uma retribuição (bem pequena) pelo muito que tem feito em defesa dos professores e da Escola Pública.

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29/12/2012

conferência: 26/1/2013

. 
no Metropolitan Hotel, em Lisboa:


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blogue iniciado em 30-10-2010 por Ana Lima, editora também do blogue "O vento que passa"

Inquietem-se!

Inquietem-se!
lançamento: 29/9/2015

"Inquietem-se!"-dedicatória

"Ao próximo ministro da Educação"
«Portugal está no limiar de uma viragem que, espero bem, resulte das eleições de 4 de Outubro próximo.
Portugal ou se afunda e perde a pouca soberania que lhe resta, ou muda de paradigmas para se regenerar. Mas não o pode fazer sem refundar o seu sistema educativo.
Há medidas imediatas que podem alterar, de um dia para o outro, a penosa vida das escolas, transformando o confronto permanente em cooperação constante e duradoira.
Assim o próximo ministro da Educação tenha reflexão produzida que lhe permita fazer rápido o que é urgente.»

Crónicas de Dias de Desespero

Crónicas de Dias de Desespero
lançamento: 16/10/2014
Há homens que lutam um dia, e são bons. Há outros que lutam um ano, e são melhores. Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons. Porém há os que lutam toda a vida. Estes são os imprescindíveis.--B. Brecht

a Santana Castilho

Este é um espaço dedicado a um Homem com H bem grande, ao lutador incansável e acérrimo defensor da classe profissional a que pertenço.

Foram os seus artigos e o eco que neles encontrei para o entendimento que eu própria tenho do que deve ser a Escola Pública que muitas vezes me repuseram forças e me acenderam vontades, sobretudo durante o tenebroso 'reinado' de MLR - quando praticamente tudo quanto era figura pública se punha em bicos de pés pedindo a nossa cabeça.

Pela sua tenacidade e pela sua coragem, pela partilha e a dedicação tanta, o meu OBRIGADA, Professor!

Ana Lima,
professora

de SC - dedicatória

Às Professoras e aos Professores que não vergaram, que não empenharam a sua dignidade profissional nem venderam a sua independência intelectual. - in Os Bonzos da Estatística

lançamento: 12/05/2011

lançamento: 12/05/2011
o livro de todas as discórdias
«Eles serão fortes enquanto formos fracos e a indignação for só dalguns.» - SC

Público, 28/9/2011

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«Isto não é uma democracia. É uma falsa democracia. Nós não elegemos um primeiro ministro, votamos num partido, e em Portugal são menos de 4% as pessoas filiadas em partidos. Eu não gosto desta democracia! (...)» - SC

set. 2011 (Económico.TV)
«O cheiro a ranço que de tudo isto exala parece só incomodar os que se alimentam de uma cultura de revolta. Para esses, a atmosfera seria purificada com uma lei de meia dúzia de linhas. Uma lei que desse representatividade aos cidadãos politicamente interessados mas que não se revêem nos actuais partidos políticos.
Uma lei que transformasse os seus votos em branco, que não abstenções, em cadeiras vazias na Assembleia da República.» - SC
«Queria políticos que não fossem apenas técnicos e contabilistas. Queria políticos com alma e coração. Um governo não pode gerir números, tem de gerir pessoas!» - SC
«Eu, como pagador de impostos, tenho o direito de exigir a quem chega ao governo que saiba ao que vai, que tenha o trabalho de casa feito e aja no dia a seguir a tomar posse!» - SC
Etv
«O Ministério da Educação é um patrão que não tem vergonha. Anda a contratar há anos milhares de professores a título transitório.» - SC
«A Parque Escolar foi um expediente para desorçamentar o Estado.» - SC
«A maior farsa que se fez neste país a nível educacional foi o programa das Novas Oportunidades.» - SC

ETV, Set. 2011

MFP, na apresentação de "Os Bonzos.."

No Alentejo diz-se, ou dizia-se, em vez de «atirado ao vento»: foi aventado. Atenção! O aventar depende, na sua eficácia, da mão que aventa. A mão que aventou estes textos , todos eles muito bem pensados e escritos e obedecendo a uma visão coerente, sistemática e prospectiva da educação portuguesa, é uma mão de David: acerta na testa de Golias.

«Não desisto de convocar políticos e cidadãos comuns para o debate das ideias e para o exercício de informar com seriedade e verdade. Sem informação e discussão não há vida democrática.» - SC

Santana Castilho c/ Luís Costa

Santana Castilho c/ Luís Costa
lançam. de Os Bonzos..
(...) exceptuando a chaga dos desempregados, são os professores os mais penalizados pelos governos de Sócrates: viram salários congelados, carreiras congeladas e degradadas e tempos de trabalho aumentados; têm a maior carga horária da OCDE e o mais baixo salário.- SC

«Os professores sabem, têm obrigação de saber, que todo o poder só se constrói sobre o consentimento dos que obedecem.» - SC

«A escola que nos estão a impor serve acefalamente essa sociedade e visa o homem sem humanidade.
É dever social dos professores fazerem uso da arma poderosa que é a palavra para promoverem a utopia de hoje a realidade de amanhã, isto é, a mudança radical da ordem económica vigente, mudança essa que permitirá “preferir o bem comum de todos ao luxo de poucos e à miséria de muitos”.» - SC

SC c/ Octávio Gonçalves

SC c/ Octávio Gonçalves
27/9/09 - link
A ignorância do primeiro-ministro [J. Sócrates] classifica de criminosa a manutenção das pequenas escolas. Mas é ele o criminoso pedagógico, não só quando as fecha cegamente mas quando, do mesmo passo, cria centros escolares que poderão albergar uma multidão de 3.000 alunos, dos 5 aos 18 anos - SC
«Que acontece à ética quando se retiram, na véspera de serem recebidos, os prémios que se prometeram aos alunos? Que ética permite que a solidariedade seja imposta por decreto e assente na espoliação?» - SC

in Público, 12/10/2011
«A aceitação de qualquer meio para chegar ao fim, baixo modo de fazer política, marca também a relação com os professores. Não é edificante que a trapalhada dos concursos esteja agora no Departamento de Investigação e Acção Penal. Nunca antes se tinha chegado a tal extremo.

O processo usado para contratar professores é uma charada sem réstia de transparência e uma porta aberta às manipulações e aos golpes.» - SC

idem
«Cabe aos professores rejeitarem vigorosamente o papel de simples sujeitos – mercadoria que o “gadgetismo” irresponsável lhes reserva, impondo-lhes, como se desejo seu fosse, toda a sorte de porcaria perniciosa.» - SC

entrevistas

entrevistas
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SC c/ Xanana Gusmão

SC c/ Xanana Gusmão
fundamental school quality program, Timor 2005
«Salazar exportava negros sem qualificação profissional para as minas de ouro da África do Sul. Passos Coelho quer exportar, para qualquer África, jovens qualificados, cuja formação custou milhões. Eis o Estado Novo do século XXI, a passos de coelho.» - SC
«Qualquer programa de austeridade exige, para ser credível e aceite pelos que o sofrem, que seja desenvolvido sobre uma clara estratégia de gestão e uma sólida equidade social. O Orçamento de Estado para 2012 é um simples exercício contabilístico, a que falta uma e outra coisa. Do que contém, não se retira uma ténue ideia de crescimento económico. Sem isso, o ponto de chegada será o desastre. A incógnita é prevermos o tempo em que o teremos declarado.» - SC

20/10/20121
in Diário Económico
«(...) A 14 de Setembro, o Ministério da Educação e Ciência confirmou que as escolas só podiam contratar professores ao mês, mesmo que o horário fosse para o ano inteiro. (...)

Que pretenderiam as mentes captas dos seus responsáveis? Não pagarem Agosto? Interromperem o vínculo no Natal e na Páscoa? Aumentarem a competição mercenária a que estão a reduzir a Escola?

Isto não é fazer política. A isto chama-se canibalizar a Educação.» - SC

Público, 28/9/2011
«Não se pode governar promovendo a depressão colectiva e formatando a cabeça dos cidadãos para um futuro de miséria. Tamanha cobardia política arrasta na lama a confiança dos portugueses.» - SC

Os Bonzos da Estatística

Os Bonzos da Estatística
link p/ introdução
«(...) o corte na educação é tão colossal que nos devolve, em percentagem do PIB, ao clube dos subdesenvolvidos. Exceptuam-se, por crescerem, as verbas para o ensino privado e para as direcções-regionais de educação, cuja extinção foi anunciada, pasme-se.» - SC

in Público, 23/11/2011
«Gente séria e competente aborda o currículo assim: primeiro estabelecem-se as metas, isto é, o ponto de chegada dos alunos a ensinar; depois definem-se os programas que podem cumprir esses objectivos; e só no fim, obviamente, se fixam as cargas horárias adequadas.» - SC

in Público, 21/1/2011
Quem, honesta e descomprometidamente se debruce sobre as sucessivas mudanças operadas no sistema de ensino nos últimos 36 anos facilmente concluirá que nunca se chegou a uma conclusão sobre o que é fundamental mudar. Questionando tudo, nunca nos pusemos de acordo sobre o mais importante. - SC
O excesso de leis e a sua complexidade são a melhor forma de evitar a justiça. Precisamos de menos leis e de leis objectivas. Precisamos que as leis perdurem, para que se possa saber com o que se conta. Uma regra limitando a extensão das leis, definindo-lhe um tempo de vida mínimo e obrigando a publicar textos inteiros, sem remissões, faria a diferença.(...)

pontos nos ii, n.º 7

pontos nos ii, n.º 7
A missão da Universidade é a transmissão de conhecimento às novas gerações, o desenvolvimento desse conhecimento através da investigação científica e a preservação do património intelectual e científico colectivo. - SC

c/ os líderes dos movimentos

c/ os líderes dos movimentos
Aos Magalhães, aos quadros interactivos e a toda a corte de “gadgets” electrónicos, enganosos salvadores da ignorância que floresce, acrescentam-se agora os “gadgets” pedagógicos e organizacionais do momento: a “learning street” e os mega – agrupamentos de escolas. - SC

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