15/06/2013

A greve, o presente e o futuro dos alunos

A greve, o presente e o futuro dos alunos

de Santana Castilho (Notas) - Sábado, 15 de Junho de 2013 às 10:23

 

Em dia de manifestação de professores, em véspera da greve de tantas discórdias, permito-me lançar ao vento estas perguntas:

Não foi mau para o presente e futuro dos alunos cortar os planos de estudo dos ensinos básico e secundário?

Não foi mau para o presente e futuro dos alunos diminuir a carga horária de algumas disciplinas, sem que os respectivos programas tenham sido alterados?

Não foi mau para o presente e futuro dos alunos aumentar o número de alunos por turma?

Não foi mau para o presente e futuro dos alunos amputar as escolas de apoios pedagógicos antes dispensados aos que tinham mais dificuldades?

Não foi mau para o presente e futuro dos alunos tornar os passes escolares mais caros e aumentar as propinas no ensino superior?

Não foi mau para o presente e futuro dos alunos aumentar o horário de trabalho dos professores?

Não foi mau para o presente e futuro dos alunos reduzir o número de funcionários auxiliares?

Não foi mau para o presente e futuro dos alunos despedir os pais e deixar milhares de lares sem pão?

Não foi mau para o presente e futuro dos alunos o aparecimento da “mobilidade especial”, simples eufemismo manhoso para despedir, iludindo a lei?

Não foi mau para o presente e futuro dos alunos o Governo dizer-lhes que a alternativa ao chicote da troika é fugirem do seu próprio país?

Não foi mau para o presente e futuro dos alunos um ministro míope transformar paulatinamente a Escola numa simples unidade de trabalho intensivo, quase escravo?

Onde estavam tantos, que agora invocam o interesse dos alunos, quando estas e tantas outras medidas foram tomadas? Onde estava o Presidente da República? Onde estava Paulo Portas? Onde estava Marques Mendes? Onde estava Manuela Ferreira Leite? Onde estava Francisco Assis?

Só é mau o incómodo presente deste acordar (tardio) da classe docente?

O meu sentimento face ao momento que a Escola Pública vive está sintetizado aqui:

http://www.rtp.pt/play/p469/e120294/antena-aberta

aqui:  http://youtu.be/mLkIurcPqnQ

aqui:  http://www.youtube.com/watch?v=7TxnzRoCMbM

e aqui:  http://www.youtube.com/watch?v=K3W9OwvFX5o

Santana Castilho


...............................................................................................................

comentários copiados daqui:

Vânia Mendonça Gosto de pensar consigo, gosto de ler os seus textos. Gosto de me sentir viva! Obrigada professor.

Lucinda Maria Ferreira Grande mestre!!!

Marco Amaro Professor, obrigado pelas suas palavras cheias de razão e que enchem de razão a nossa luta. Obrigado também, e de modo especial, por referir a situação dos professores contratados, entre os quais me incluo, que raramente são lembrados pelos que são convidados a pronunciar-se sobre estas questões, mesmo quando se trata de "gente do terreno", supostamente conhecedora da lamentável condição dos contratados. A sua sensibilidade, Professor Santana Castilho, é de louvar e o seu apoio a esta causa da Escola Pública inestimável.
Maria Manuela Henriques Adoro os seus textos.Parabéns Professor. 
Cristina Cardoso Obrigada, pela lucidez e por acordar as consciências...
Fernanda Sampaio Carvalho Sousa Santana Castilho sempre certeiro. Parabéns pela sua coragem

Fernanda Alves Concordo inteiramente com tudo o que diz Sr. Professor. Há muito que o sigo, sempre que o encontro a falar e a intervir em debates e noutras intervenções. Sempre o admirei muito e sempre vi que era o Sr. Professor o ministro, noutro governo, da Educação, sem dúvida alguma. Este governo quer luta, quer confusão, quer iniciar o rastilho para poder ainda mais exercer a sua tirania. Está a usar os alunos como braço de ferro e a seguir despede colectivamente os seus pais. Obrigada Sr. Professor por tudo quanto nos explica.

Pedro Susano Mais uma vez deixo aqui o meu obrigado em nome de toda a classe docente... as suas palavras certeiras incomodam muito o "poder instalado"... mas a verdade deve chegar aos lares portugueses... partilho as suas palavras...faço delas minhas!

Duro Paul Caríssimo Santana Castilho, não gostava do senhor, sou honesto, mas cada vez mais admiro a sua pessoa, a honestidade de raciocínio e a disponibilidade para lutar por todos nós! O meu muito obrigado! Só peço que nunca se cale, nunca deixe que o calem!   
Ernesto Costa Os Professores não estão a lutar por razões abstractas, mas pelas razões muito concretas e, que nos são apresentadas pelo Professor Santana Castilho! Todos sabemos que este Governo é contra a Escola Pública, mas a imposição unilateral das condições de trabalho, para além do limite aceitável , o seu objectivo principal é despedir Professores, para garantir os cortes permanentes na despesa pública, sendo a "mobilidade especial" um mero eufemismo, que visa despedir Professores e acabar com os Contratados. Carregam os Professores que ficam, com mais horas de trabalho e, se estes não têm condições para ensinar, isso são coisas que não preocupam o (C)rato!...Em período de Exames, este déspota de«falinhas mansas», devia chumbar a todos! Veja-se, como exemplo, a reclamação ao Tribunal, mal feita, por falta de papelada!...Obrigado, Professor.

Li de Queiroz Grande texto, como já nos habituou o Prof. Santana Castilho. Como eu queria que fosse ministro da educação!

Ana Maria Abrunhosa Faço minhas as palavras da Li de Queiroz! Obrigada pela sua coragem Professor!!!

Maria Dolores Cortés Também eu tive essa esperança. O professor Santana Castilho sempre defendeu com coragem e inteligência a classe docente. Obrigada Prof.

Maria Fernanda Como eu gostava que estivesse no ME. Bem que a Educação precisava de um homem como você.    

Gonçalo Carnaz Pena não ser o Nosso Ministro...Mas num futuro próximo quem sabe..

Margarida Silva Sim, vamos esperar que assim seja... que os nossos políticos sejam minimamente inteligentes.  

Sem comentários: