18/06/2013

Aos professores do meu país, em luta pelo futuro dos seus alunos

- Segunda-feira, 17 de Junho de 2013 às 8:57 

 No dealbar deste Dia, retomo palavras que dirigi aos professores do meu país, noutro Dia, não distante: 

Se eu fosse músico, apanhava todos os sons do riso das crianças, mais os gritos de raiva que abalam a Injustiça, o bater do coração que finalmente alcança, juntava tudo num cantar de Esperança e, neste dia, enchia com ele o ar à tua volta. 

Mas, sabes bem, eu sou apenas mais um… Podia ser pintor e agarrar o Sol, o Mar e o Voo, meter-lhes dentro a alma da tua Escola, marcá-los com o brilho dum olhar – claro como gelo ao sol do despertar, quente como fogo a arder no peito de quem vive - e encher com as suas cores o espaço do teu mundo

Mas, sabes bem, eu sou apenas mais um… 

Se eu fosse escritor, sim! Inventava as palavras que dizem a Justiça por que anseias – desde a raiz da Vida até ao fim do Tempo –, as mesmas palavras que dizem Liberdade e Razão, e com essas palavras que inventasse, fazia da Vida que constróis o teu Poema

Mas, sabes bem, eu sou apenas mais um… 

Santana Castilho

--------------------------------------------------------------------

 Paula Alexandra Almeida Verdade, Professor, somos apenas uma gota de água. Mas formamos um oceano.

Mariza Gonçalves Obrigada pela força! Sabe bem termos a certeza de que alguém como o senhor está do nosso lado. Custa ouvir alguns comentários de pessoas que se julgam inteligentes e sabedoras do que se passa no ensino. Precisamos mesmo dessa força.

Ernesto Costa Obrigado Professor! Partilhei a sua Nota, com um Poeta que muito admiro, José Luis Peixoto e espero que ele que é um grande escritor escritor, sim! Invente«as palavras que dizem a Justiça por que anseias – desde a raiz da Vida até ao fim do Tempo –, as mesmas palavras que dizem Liberdade e Razão, e com essas palavras que inventasse, fazia da Vida que constróis o teu Poema.» 

Maria Dolores Cortés Obrigada Professor Santana Castilho. Nós, que defendemos a escola e os nossos alunos, precisamos de vozes como a sua que nos dão ânimo e apoio. 

 Mário Jorge O Sr. Professor está também de parabéns por tudo o que tem feito para melhorar a capacidade de intervenção cívica de todos os professores. Pedimos-lhe que continue a sua missão. Muito obrigado.

Maria Almeida Obrigada pela sua força, pela sua luta e pelo apoio aos professores. Pena que nem todos o reconheçam.

Nídia Colaço Parabéns Professor, pelas suas lindas e sábias palavras, como sempre,... Obrigada. Tenho muito orgulho por ter sido sua aluna

Carlos Jardim Quando a Alma é grande... continue a partilhar connosco o que por lá vai...

Idalécia B. Santos Um eterno obrigada, Professor, por hoje, por ontem, por todas as suas intervenções que sigo desde há anos.

Felicidade Peixoto Professor, não é "apenas mais um" mas o "UM". Para mim, é o único em que me revejo e me reconheço. Bem haja, professor, e muitoooooooooo obrigada por estar sempre do nosso lado, especialmente nesta altura tão difícil.

Teresa Maria Almeida PROFESSOR, PARABÉNS! Como o senhor faz bem à alma desta classe tão maltratada! Estamos a contar consigo e com a sua competência, no domínio da educação, para esclarecer os "tímidos e desinformados" deste país, a fim de dignificarmos a Educação em Portugal em prol desta fantástica juventude portuguesa. BEM HAJA!

Maria Helena Dias Pereira Bem Haja....Tive o prazer de o ouvir pela primeira vez em Arcos de Valdevez....tive a honra de me tornar sua amiga no facebook....há muito tempo que não sentia o espírito de um guerreiro! Obrigada professor por lutar...por não desistir...por não se acomodar no alto da sua sabedoria. Foi consigo que senti o renascer do pensamento critico lutador e sábio...foi consigo que senti o renascer da liberdade!!! Bem haja!!!

Ana Chora Obrigada pelas suas palavras! Se estamos a fazer isto não é por mais ninguém senão pelos próprios alunos e pelo futuro da educação.

Fernanda Alves Ouvi as palavras do Sr. Professor no Discurso Directo da TVI 24. Tenho pelo senhor a maior admiração. Bem haja pelas suas palavras. Pela verdade de tudo quanto disse e por ter avivado a memória na parte final. De facto, no governo anterior, foi Cavaco Silva que apelou aos estudantes para que se manifestassem na rua.

Tiago Cruz Haja alguém que diga a verdade e se bata por ela. Muitos professores estão cansados e a opinião pública está maioritariamente virada contra eles.
Sou filho de professor e cresci a ouvir dizer, pela boca de muitos colegas que mais não faziam que ecoar
o que lhes diziam em casa, que os professores eram uns inúteis bem-pagos, incompetentes e diletantes. Depois casei com uma professora e continuo a ouvir o mesmo, ou pior. E dói. Dói muito.
Por isto tudo, esta causa também é minha. E por isto tudo, o meu obrigado ao Professor Santana Castilho.
 
 
 
 
 
 
 


Fernanda Sampaio Carvalho Sousa Quando o ouço e quando leio o que escreve fico orgulhosa da sua coragem,e da sua integridade.Um abraço.   

Olivia Dias Obrigada Professor por existir...

Francisco Tomás Tomás SÃO CIDADÃOS COM ESTE CONTEÚDO, QUE FAZEM O MUNDO PULAR E AVANÇAR!  

1 comentário:

Delfim Peixoto disse...

Muito obrigado!